quarta, 12 de dezembro de 2018

PUBLICIDADE

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar

15, fev 2018

Aproveitar o crescimento do franchising para investir numa franquia que ofereça produtos ou serviços ao público infantil pode ser uma boa saída

Se você leva jeito com crianças, então o que acha de investir num modelo de negócio que ofereça algum produto ou serviço ao público infantil? Basta uma simples análise no universo de franquias que é possível encontrar redes especializadas em atender os pequenos e, certamente, alguma marca pode ter o perfil que procura. São diversas as alternativas de negócios oferecidos para quem quer apostar suas fichas: de roupas a calçados, de ensino a recreação, de guloseimas a brinquedos.

PUBLICIDADE

Embora pequenas, pode apostar: as crianças têm grande influência no orçamento familiar. A maioria das redes optam na venda de roupas, calçados e brinquedos para atrair os consumidores, mas também há empresas com modelo de negócio voltado para a educação – ensino de idiomas ou no reforço escolar – e também buffet de festas de aniversário.

Mesmo com uma economia fragilizada, a produção de moda infantil, por exemplo, parece pouco se abalar com a situação. Dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) divulgados no primeiro semestre deste ano revelam que o setor cresceu 6% em 2016, enquanto que a produção de peças para adultos teve queda de 9,8% no mesmo período.

Mas, se o interesse for por marcas do ramo de brinquedos, os números também são bem animadores. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), o setor almeja um crescimento de 10% até o final deste ano. Somente em 2016, a indústria teve um faturamento de 6 bilhões de reais, sendo pouco mais da metade responsável pela produção nacional. Ainda de acordo com a entidade, São Paulo encabeça o ranking de cidades com maior porcentual de vendas de brinquedos, com 33% do montante comercializado em todo o país, seguido por Rio de Janeiro (9,8%), Minas Gerais (8,3%), Santa Catarina (6,6%) e Paraná (6%).

Aproveitar o crescimento de alguns setores da economia para investir numa franquia que ofereça produtos ou serviços ao público infantil pode ser uma boa saída para quem deseja ser dono de um negócio. Na avaliação de Allan Comploier, presidente da consultoria Comploier Franchise, as redes que oferecem serviços ou produtos às crianças podem ser consideradas “fortes no franchising nacional”. “O setor infantil passou pela crise de maneira extraordinária e, por isso, acredito que o aumento será ainda maior com a economia nos eixos. Afinal, os compradores são os pais, mas as decisões sobre os produtos ou serviços são das crianças”, avalia o especialista.

Apesar de os números serem atrativos, o consultor faz algumas ponderações que devem ser levadas em consideração antes de assinar o contrato de franquia. “Em geral, as franquias deste segmento possuem alto investimento e nem sempre os números de faturamento apresentados pela marca são atingidos. Por isso, o investidor precisa estar atento e testar os serviços da marca antes de concretizar o negócio, além de conversar com quem já possui unidades em operação para checar se o faturamento apresentado condiz com a realidade”, ressalta Comploier. Ele também acrescenta que um dos desafios do setor é a sazonalidade: “As franquias do segmento, principalmente de brinquedos, devem estar preparadas para superá-la, pois o consumo aumenta em datas especiais (Dia das Crianças e Natal), quando são realizadas cerca de 53% das vendas”.

O Portal TOP Franquias selecionou alguns modelos de franquias voltados às crianças.

Carregando Galeria
Carregando Galeria...
Menu
10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Mr. Kids
Mr. Kids

Mr. Kids

Rede de vending machines, a Mr. Kids oferece uma solução eficiente para o problema de falta de moedas no mercado e satisfaz a criançada. As máquinas comercializam doces e brinquedos com baixo ticket médio e, para driblar a falta de moedas, a marca investiu na instalação de máquinas que trocam cédulas por fichas e viu o faturamento crescer 40% nos pontos em que o dispositivo foi instalado.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de 18,7 mil reais. Ao todo, são 138 franqueados em operação em diversas regiões do país e mais de 6,2 mil máquinas em funcionamento. Em 2016, o faturamento foi de 3,6 milhões de reais.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Planeta Imaginário
Planeta Imaginário

Planeta Imaginário

Prestes a completar dez anos de atuação, a rede de franquias de recreação infantil Planeta Imaginário promove entretenimento às crianças enquanto os pais realizam suas atividades. Na programação mensal do espaço, que conta com a supervisão de monitores treinados, estão atividades como teatro, conto de histórias, brincadeiras lúdicas e interativas, oficinas gourmet e de artes, camarim com penteadeiras, fantasias, entre outros.

A marca conta com dez unidades em operação em shoppings espalhados em diversas regiões do Brasil. Para ser dono de uma unidade é preciso desembolsar 250 mil reais.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Buddys
Buddys

Buddys

A Buddys é uma rede de escolas que ensina robótica para as crianças a partir dos 7 anos. É considerada a primeira escola de tecnologia a utilizar o modelo híbrido de ensino, que possibilita que alunos da mesma idade vejam conteúdos diferentes num mesmo espaço físico.

Atualmente, são três escolas próprias e dez franquias funcionando, e o objetivo é alcançar 50 unidades até 2018. O investimento inicial para abrir uma escola da marca varia entre 140 mil e 170 mil reais (já com a taxa de franquia). O prazo de retorno é de 24 a 30 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Bibi Calçados
Bibi Calçados

Bibi Calçados

Com mais de 90 lojas distribuídas em território nacional, além do e-commerce, a rede Bibi Calçados teve um crescimento de 31% no faturamento apenas no primeiro quadrimestre deste ano em comparação a 2016. A empresa quer chegar a 110 lojas e faturar cerca de 117 milhões de reais até o final de 2017.

Uma unidade da Bibi Calçados requer que o franqueado desembolse a quantia de 350 mil reais (no formato fit) a 500 mil reais (loja padrão). O prazo de retorno é de 36 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Snack Saudável
Snack Saudável

Snack Saudável

Com uma proposta diferente no mercado, a Snack Saudável é uma rede com foco em oferecer alimentação saudável às crianças. Criada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, a marca prepara kits – em geral, com frutas, bebida natural e uma opção de carboidrato – que são entregues, por exemplo, minutos antes do intervalo nas escolas.

A empresa também oferece atendimento para intolerantes a glúten e lactose. Atualmente, são três unidades em operação. O investimento inicial é de 54,9 mil reais (já incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque) e o prazo de retorno é estimado em 15 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Magic Feet
Magic Feet

Magic Feet

Maior rede de calçados infantis do Brasil, com atuais 46 lojas, a Magic Feet passou por um processo de reestruturação em 2017, colocando as crianças como foco da operação, oferecendo um espaço em que possam interagir e encontrar calçados das mais variadas marcas no mercado.

Se o seu perfil está relacionado a este segmento, é preciso investir 500 mil reais (incluindo capital de giro, estoque inicial e taxa de franquia) para ser dono de uma unidade da rede. O faturamento bruto médio mensal é de 124 mil reais, com retorno estimado em 36 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Lilica & Tigor
Lilica & Tigor

Lilica & Tigor

Bastante conhecida no mercado de vestuário infantil, a marca Lilica & Tigor exige um investimento de 500 mil reais (incluindo taxa de franquia) para ser dono de uma unidade e aguardar 36 meses para ter o retorno do que foi aplicado. Atualmente, a Lilica & Tigor conta com 125 lojas em diversas regiões do país.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Marisol
Marisol

Marisol

Outra forte marca de roupas infantis é a Marisol, que conta com cinco lojas em operação. Nas lojas, a criançada se encanta com as diversas opções em roupas, calçados, meias e acessórios. Para se tornar franqueado, é necessário investir 420 mil reais (incluindo taxa de franquia). O prazo de retorno estimado pela empresa é de 36 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Fini
Fini

Fini

Qual criança resiste a uma guloseima? Ainda mais se forem aquelas de gelatina ou marshmallows. É felicidade na certa. Há mais de três décadas no mercado, a Fini é líder nacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. Presente em mais de 80 países, a empresa teve origem artesanal e hoje se expande por todo o varejo e com franquias nos shoppings do Brasil.

São dois formatos de negócios: quiosques, com investimento inicial de 120 mil reais, e lojas, com investimento inicial de 200 mil reais. O prazo médio de retorno é de 18 a 36 meses.

10 franquias para fazer a alegria da criançada e faturar Ri Happy
Ri Happy

Ri Happy

Toda criança se encanta ao entrar numa loja de brinquedos. Fundada em 1988, mas no franchising há oito anos, a Ri Happy possui mais de 170 unidades em diversas regiões do país e oferece mais de 10 mil itens em seu mix de produtos.

Para ser dono de uma unidade em que parte da vivência durante a compra é garantida pelo atendimento diferenciado às crianças – os vendedores precisam ficar abaixados na altura dos olhos dos pequenos – o investimento inicial varia entre 900 mil e 1,7 milhão de reais. Com faturamento médio mensal de 350 mil reais, o prazo de retorno é de 42 meses.



PUBLICIDADE


Copyright © TOP Franquias - 2018 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade