terça, 14 de agosto de 2018

PUBLICIDADE Master House TOP Banner 2

11 franquias de farmácias e drogarias

22, maio 2017

Setor tem se destacado entre aqueles que menos sentem os efeitos do atual momento econômico fragilizado e oferece diversas opções de investimento

A indústria farmacêutica conseguiu se esquivar da crise econômica e, na contramão de muitos outros setores, cresceu. De acordo com a ABRAFARMA (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), mesmo diante desse cenário de crise do país, com um elevado número de desempregados e com a diminuição do poder de compra dos brasileiros, o setor farmacêutico cresceu aproximadamente 12,55% no ano passado e, segundo alguns especialistas, esse crescimento pode ser esperado também em 2017.

PUBLICIDADE

Um dos fatores que justificam esse avanço do setor é o envelhecimento da população brasileira. De acordo com o IBGE, o aumento da expectativa de vida do brasileiro passou de 62,5 anos, em 1980, para 70,4 anos, em 2000, e 75,5 anos. em 2015. Esse aumento vai fazer com que, em alguns anos, a população brasileira seja constituída por mais idosos que jovens, alavancando as vendas de medicamentos.

Há muitas opções de franquias de farmácias no mercado brasileiro e relatórios de desempenho do franchising brasileiro confirmam o bom desempenho do setor. Dados do Sindusfarma-SP (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) mostram que o faturamento com remédios avançou 10,6% nos quatro primeiros meses deste ano, com um faturamento de R$ 15,3 bilhões, contra R$ 13,9 bilhões em igual período do ano passado.

Os interessados em investir no segmento devem estar cientes que é preciso contar com um profissional farmacêutico habilitado para que possam operar qualquer negócio no ramo. “O franqueado não precisa ter conhecimentos técnico na área, mas precisa de alguém que responda tecnicamente”, esclarece Paulo Cesar Mauro, da Global Franchise.

O Portal TOP Franquias selecionou 11 franquias do setor farmacêutico, incluindo as tradicionais, as de manipulação e as do segmento veterinário.

Carregando Galeria
Carregando Galeria...
Menu
11 franquias de farmácias e drogarias Farmais
Farmais

Farmais

A rede Drogarias Farmais iniciou suas atividades em 1994 e hoje possui cerca de 485 unidades franqueadas em operação no Brasil. Em 2009, a Farmais passou a fazer parte do Grupo Brasil Pharma, holding do segmento de varejo farmacêutico que pertencia ao BTG Pactual e foi adquirida recentemente pela Lyon Capital. A franqueadora oferece dois modelos de franquias: a franquia de conversão de bandeira – unidades que operam com outra marca – e a abertura de novas farmácias. Para investir na rede, é preciso desembolsar cerca de 400 mil reais, e cada franquia gera um faturamento médio de 173 mil reais, proporcionando um retorno do investimento entre 18 e 36 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias DrogaVET
DrogaVET

DrogaVET

Criada em 2004, a empresa é pioneira no ramo e líder no segmento de Farmácias de Manipulação Veterinária no Brasil. A rede é especializada em produzir e oferecer produtos com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e prolongamento da vida dos animais. Em 2007, iniciou seu processo de franquias e hoje conta com 33 unidades em funcionamento, sendo três próprias e 30 franquias, localizadas nas principais cidades do Brasil. Para o primeiro semestre de 2017, há previsão de inauguração em mais nove praças, com objetivo de totalizar 50 unidades até 2018. O investimento inicial da franquia é de 250 mil no modelo compacto e de 350 mil reais no formato padrão. O faturamento médio mensal é de 60 mil reais (modelo compacto) e 100 mil reais (modelo padrão). O prazo de retorno do investimento é de 30 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias Drogarias Max
Drogarias Max

Drogarias Max

A Drogarias Max é uma rede de farmácias fundada em 1983 no estado do Rio de Janeiro. Hoje, a marca conta com mais de 110 unidades franqueadas e busca a expansão do negócio especialmente na região Sudeste. O investimento inicial para se tornar um fraqueado da rede é de 250 mil reais. Segundo a franqueadora, o faturamento médio mensal de cada franquia é de cerca de 170 mil reais.

11 franquias de farmácias e drogarias Pharmapele
Pharmapele

Pharmapele

Farmácia de Manipulação pioneira no Brasil na inclusão da pesagem computadorizada com princípios rígidos de produção, a Pharmapele tem 30 anos de experiência em medicamentos personalizados, cosméticos de tratamento e nutracêuticos. A rede tem 60 lojas espalhadas pelo Brasil. Para adquirir uma franquia da Pharmapele, é exigido um investimento de 330 mil a 460 mil reais.

11 franquias de farmácias e drogarias Farmácia Artesanal
Farmácia Artesanal

Farmácia Artesanal

A Farmácia Artesanal foi fundada em 1981, em Goiânia, pelo farmacêutico Evandro Tokarski. Atualmente, a rede conta com 16 unidades próprias e 21 franqueadas. Para se tornar um franqueado, a rede exige que um dos sócios da franquia tenha formação em Farmácia e a preferência é por instalação do negócio em cidades com mais de 50 mil habitantes. O investimento total fica entre 450 mil a 560 mil reais, e o faturamento mensal fica em torno de 47 mil reais, com prazo de retorno entre 22 e 36 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias Vicofarma
Vicofarma

Vicofarma

Rede de farmácias de manipulação, a Vicofarma conta hoje com dezenas de unidades distribuídas em vários estados do Brasil. Todas as unidades da marca contam com um laboratório próprio exposto ao cliente no qual são preparados medicamentos em diferentes fórmulas. A empresa trabalha também com a comercialização de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Para se tornar um franqueado Vicofarma, o interessado deve desembolsar uma quantia que vai de 160 mil a 425 mil reais. O faturamento médio mensal chega aos 80 mil reais e o tempo estimado para retorno do investimento é de 18 a 24 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias Farma & Farma
Farma & Farma

Farma & Farma

A Farma & Farma nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina. Hoje, a rede conta com mais de 160 unidades franqueadas em operação, oferecendo três modelos de negócio: a Farma & Farma é o formato mais tradicional do sistema de franquia da rede, sendo que neste formato a unidade franqueada tem foco em produtos e serviços farmacêuticos e deve, obrigatoriamente, possuir no quadro societário um farmacêutico com formação universitária; A Farma & Farma Popular é o formato de franquia que tem foco no comércio de produtos farmacêuticos a preços competitivos, e o detentor do controle da empresa não necessita possuir formação universitária em Farmácia, mas deverá atender à legislação vigente que determina a obrigatoriedade de profissional farmacêutico durante todo horário de atendimento; a Farma & Farma Plus, formato que tem foco o comércio de produtos e a prestação de serviços farmacêuticos, da mesma forma que na opção anterior, o detentor do controle da empresa não necessita possuir formação universitária em Farmácia. O investimento total varia de 210,9 mil a 610,9 mil reais, com faturamento médio mensal na casa dos 90 mil reais e o prazo para retorno é de 18 a 24 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias FarMelhor
FarMelhor

FarMelhor

A marca foi fundada em 2009 e entrou para o franchising em 2011. Desde então, são cinco lojas próprias e mais de 150 unidades franqueadas em operação em vários estados do Brasil. Para se tornar um franqueado, é necessário investir de 25 mil a 135 mil reais e o retorno do investimento é estimado entre 18 a 36 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias Phitofarma
Phitofarma

Phitofarma

A Phitofarma é uma rede de farmácias que trabalha tanto com a manipulação de medicamentos quanto com o varejo de produtos farmacêuticos. Desde 2012 na área do franchising, a rede tem 30 unidades em operação e afirma estar em processo de implantação de outras 13 farmácias. O investimento total é de 140 mil a 235 mil reais, o faturamento médio mensal é de 100 mil reais por mês e o prazo para retorno é de 12 a 18 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias FarmaCentro
FarmaCentro

FarmaCentro

Fundada em 1988, a FarmaCentro instituiu seu sistema de franquias em 2004. A franqueadora conta com unidades em várias cidades do estado de São Paulo e busca expansão especialmente na região Centro-Oeste. Para investir em uma unidade da rede, é necessário um capital de 152 mil a 302 mil reais, e o faturamento médio informado pela empresa é de 80 mil reis ao mês, propiciando um retorno do investimento a partir de 36 meses.

11 franquias de farmácias e drogarias Roval
Roval

Roval

A Roval é uma empresa pernambucana que atua há 28 anos no segmento magistral. Em 2013, lançou a Roval Pet, farmácia de manipulação exclusivamente veterinária. São mais de 20 unidades situadas em Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco, além de uma central de negócios em São Paulo. O investimento inicial é de 260 mil reais, faturamento médio mensal de 50 mil reais, lucro de até 25%.



PUBLICIDADE


Copyright © TOP Franquias - 2018 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade