terça, 12 de dezembro de 2017

PUBLICIDADE DryWash – TOP Banner

16 franquias que financiam taxa de ingresso

4, abr 2017

Para atrair novos franqueados, redes estão diluindo o valor de investimento

Crise econômica e um índice de desemprego nas alturas tem levado muitos brasileiros a partir para novos caminhos, especialmente ao empreendedorismo. Como uma forma mais segura para se iniciar um negócio próprio, o franchising tem sido uma alternativa bastante procurada. Porém, nem sempre os valores iniciais de investimento cabem no bolso de quem acabou de perder um posto. Pensando nisso, diversas redes de franquias passaram a oferecer facilidades de ingresso, proporcionando a muitas pessoas a materialização do sonho de se tornar empresário.

PUBLICIDADE

Para Allan Comploier, da Comploier Consulting, especializado em formatação de redes de franquias, esse tipo de facilitação financeira aos candidatos pode ser arriscado para ambas as partes, franqueador e franqueado. “Franqueados que não estejam devidamente capitalizados, ou seja, que estão com o capital ‘contado’ para o investimento, tem maiores chances de não prosperarem, principalmente por imaginarem que conseguirão alavancar o capital financiado pela franqueadora nos primeiros meses de atuação da franquia, sendo que não é assim que acontece na prática. A realidade é que o retorno do investimento pode demorar a acontecer e, com o candidato comprometendo capital de giro no início da inauguração da franquia, fica complicado se resguardar para eventuais imprevistos que venham a acontecer, aumentando as chances de insucesso”, pontua.

Para o especialista, no entanto, a prática de financiamento da taxa de franquia é legítima. “Por ser intangível, é prática comum de marcas franqueadoras aumentarem seu valor para conseguirem financiar parte da taxa, ganhando visibilidade por oferecer esse tipo de condição diferenciada”, diz. “Sob meu olhar, o financiamento da taxa de franquia é importante para oferecer oportunidade a investidores qualificados a atuarem com determinada marca, mas que não dispõem de todo o capital necessário. Entretanto, deve ser interesse da franqueadora analisar ainda mais atentamente os candidatos que estão interessados em adquirir uma franquia e, em especial, a quem oferecerá esse tipo de condição especial”, ressalta.

O Portal TOP Franquias reuniu 16 marcas que já aderiram à ideia de ajudar novos franqueados, parcelando o investimento e até mesmo reduzindo o valor cobrado como taxa de franquia.



PUBLICIDADE


Copyright © TOP Franquias - 2017 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade