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SEGREDO REVELADO: saiba por que abrir negócio na crise

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Homem usando terno preto, conversa ao celular, enquanto está sentado ao ar livre, trabalhando com notebook. Ilustração do texto sobre negócio crise.

SEGREDO REVELADO: saiba por que abrir negócio na crise

Está pensando em abrir um negócio na crise? Sabemos que você não está maluco! Essa pode ser a melhor decisão que irá tomar nos últimos tempos. Quer saber mais? Preparamos o texto a seguir com algumas dicas e vantagens.

O setor de franquias segue aquecido e em crescente expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento faturou mais de R$ 211,4 bilhões, 14,3% a mais que em 2021. Logo, pode ser uma boa oportunidade para quem quer investir e lucrar com o próprio negócio.

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Já as crises podem aparecer a qualquer momento e pegar um empresário desprevenido. Como consequência, há o crescimento do desemprego e diversos problemas que vêm junto dessa situação delicada. Como no caso dos problemas causados pela pandemia, que ainda são sentidas após seu término. Tal situação gera uma série de incertezas e dores de cabeça para todos.

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Porém, mesmo assim, é possível encontrar um caminho a traçar de forma segura. Desde que feito com cuidado e sem mascarar nenhuma informação. Talvez, essa pode ser a melhor oportunidade para você ter um negócio próprio. Continue a leitura!

Vantagens de abrir um negócio durante a crise

Abrir um negócio na crise pode não parecer uma boa ideia em um primeiro momento. Porém, muitos empresários acabam deixando uma oportunidade de ouro passar diante dos seus olhos.

Isso acontece, pois, assim como esse momento é difícil para alguns empreendimentos, também pode trazer uma avalanche de possibilidades para novos negócios. Acompanhe!

Menos concorrência para o negócio

Inicialmente, é muito comum que empresas acabem fechando as portas em momentos de crise. Dessa forma, devido a essa onda de fechamento, você tem a chance de entrar para o mercado com menos concorrentes. Desse modo, acaba facilitando a sua estabilidade durante o período.

Portanto, se você tinha uma ideia antes, mas não a colocou em prática por causa dos concorrentes, saiba que agora é o momento! Isso porque, quando as coisas voltarem ao normal, a tendência é que você esteja um passo a frente da maioria. Mas para isso, ainda é preciso observar mais algumas coisas.

Crise gera novas demandas

No pior momento de uma crise, a demanda parece diminuir. Contudo, essa não é uma verdade absoluta. O que está ocorrendo é uma renovação das formas de consumir produtos e de contratar os serviços. Nesse sentido, cabe a você, na hora de abrir um negócio na crise, identificar mercados em que é possível inovar ou se adaptar.

Ao tomar uma decisão pelas franquias, faça uma pesquisa detalhada sobre o que pode entregar para o cliente. Ou seja, o que vai mantê-la competitiva. É o caso dos estabelecimentos que trabalharam com Alimentação durante a pandemia. Diversos deles passaram a ofertar o delivery, por exemplo, a fim de evitar um possível fechamento.

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Por fim, o mais importante nesse momento é ter a sensibilidade para identificar essas pequenas brechas do mercado. Em qualquer segmento você vai encontrar uma maneira de se diferenciar, de entregar algo que vai conseguir atender uma demanda que está escondida. Fique atento a isso.

Mais cuidado no planejamento

Empreender em um momento delicado como esse não é uma decisão fácil de ser tomada. Dessa maneira, é comum que medos e incertezas apareçam. Mas acontece que, com um bom planejamento, as suas chances de sucesso se tornam muito maiores. Por isso, ao tomar a decisão de seguir o caminho do zero, você deve se atentar a algumas frentes.

Inicialmente, é preciso pensar num modelo que converse com as necessidades do público e fazer um plano de negócio muito bem detalhado. Esse documento é responsável por apresentar os objetivos da sua empresa e os passos que deve tomar para alcançá-los.

Inclusive, durante a sua elaboração, você deve desenvolver estratégias diante de todos os cenários possíveis. Se a crise piorar, o que será feito? Em caso de sucesso, o que você espera como resultado?

Em outras palavras, não deixe de avaliar muito bem o mercado. Afinal, existe uma saída para diminuir o impacto da crise? O que os empresários do segmento estão dizendo? Quais são as expectativas para o futuro? Ao refletir sobre isso, algumas respostas vão trazer uma luz para você, além da tranquilidade de estar investindo no momento certo.

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Por outro lado, no caso das franquias, esse processo é mais simplificado. Você deve analisar com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF) para identificar as vantagens do empreendimento. Depois, pesquisar a opinião pública com relação a marca que deseja se tornar um franqueado e conversar com o outros empresários, pois também pode ajudar.

Autonomia com o próprio negócio

Empreender é o sonho de pelo menos metade dos brasileiros, de acordo com um levantamento. Muitos desejam alcançar essa autonomia e tomar suas próprias decisões. Afinal, quantas vezes você já teve uma ideia para mudar algum processo no seu trabalho, mas não foi ouvido? Quando se empreende com seu próprio negócio, esse risco não existe.

Isso porque, você é quem manda! Tudo estará nas suas mãos. E com a responsabilidade de estar à frente de um negócio, todo cuidado é pouco. Portanto, lembre-se que é o seu dinheiro que está em jogo. Caso não queira ter prejuízo, avalie muito bem suas decisões antes de bater o martelo.

Não adiar um sonho

Infelizmente, diante de uma crise, muitas pessoas acabam perdendo seus empregos e encontram dificuldades para se recolocar no mercado. Então, como você viu até aqui, esse pode ser o momento perfeito para iniciar a sua jornada empreendedora. Nesse sentido, se você tem o sonho de ser um empresário, chegou a hora de colocá-lo em prática!

Cuidados essenciais para iniciar negócio na crise

Você deve focar muito bem na estratégia que a sua futura empresa irá adotar para entrar no mercado de forma realmente competitiva. Com esse diagnóstico, é possível definir uma série de ações coerentes e seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

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Você também deve se perguntar: o que faria uma pessoa trocar o concorrente pelo meu negócio? Qual o meu diferencial? Esse questionamento é conhecido como proposta de valor. O seu produto ou serviço pode ser o mesmo ou até inferior ao de outra marca. Mas o que você oferece fará o consumidor se sentir único.

A sua empresa quer ser sinônimo de status para os clientes? Quer ser vista como algo duradouro? Quer ser identificada como um lugar amigável? Tudo isso fará diferença na hora de moldar seu negócio.

Outro ponto interessante na hora de pensar em abrir um negócio na crise é tentar montar um plano com custo bem enxuto. Um pensamento relativamente próximo às startups. Esse tipo de empresa se destaca por oferecer um serviço ou produto que é facilmente replicado gastando muito pouco para isso.

Logo, é como se você desenvolvesse um molde, aplicasse o insumo nele e, assim, vendesse o resultado para todos os clientes da mesma forma. O mais importante no processo de abertura de uma empresa durante a crise é conseguir avaliar seus resultados com constância e rever as estratégias que não estão funcionando.

No mundo digital, existe uma técnica conhecida como Growth, que explica bem como essa análise pode ser feita. Mas se você está achando muito complicado, e não está totalmente certo de que essa é a melhor solução, as franquias podem ser o que você procurava. Logo mais, descubra as vantagens de investir em uma franquia. Mas antes, entenda qual o melhor negócio para abrir na crise.

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Qual o melhor negócio para abrir na crise?

Quando uma empresa decide se expandir, uma das maneiras mais baratas é apostar no modelo de franquias. Assim, o formato permite que um outro empresário explore comercialmente seus produtos e/ou serviços.

Para que essa união possa funcionar de uma forma legal, ambas as partes devem seguir algumas regras. Essa é uma forma que as empresas têm para controlar o padrão de qualidade que as tornou conhecidas. Esse padrão permite que, independente de onde o cliente estiver, o atendimento, os produtos, os serviços, além de outras características daquela empresa serão idênticos.

Além disso, as franquias oferecem suportes e treinamentos que auxiliam os empresários. Na maioria delas, você não precisa ter experiência para conseguir se tornar um franqueado. Todavia, as questões administrativas e de gestão são de responsabilidade do franqueado.

Mesmo que empreender na crise possa parecer desfavorável, dependendo do segmento, você tem a chance de ouro de assumir um empreendimento com baixa concorrência e alta demanda. Dessa forma, quando as coisas melhorarem, você estará em um patamar melhor. Assim, para quem não deseja arriscar entrando em algo do zero, existe a opção das franquias.

As vantagens de investir em uma franquia

Investir em uma franquia oferece inúmeras vantagens para empreendedores em busca de estabilidade e sucesso. A principal delas é a minimização de riscos, dado o modelo de negócio já consolidado e testado. Além disso, a franquia, como falado, proporciona suporte contínuo da franqueadora, facilitando a gestão operacional e estratégica.

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Contudo, é essencial considerar também as desvantagens, como os custos iniciais e as obrigações contratuais. A rigidez no modelo de operação e a dependência da marca são pontos a ponderar. Avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens é indispensável para tomar uma decisão informada e bem-sucedida.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Franquias de sucesso para investir no seu negócio

Confira uma lista selecionada de franquias de sucesso, com oportunidades de investimento sólidas e comprovadas. Exploraremos opções diversificadas, cada uma trazendo seu histórico de prosperidade e potencial de crescimento.

Ao considerar essas franquias, você pode tomar decisões informadas, alinhando seus objetivos de negócio com modelos consolidados. Agora, descubra as oportunidades que aguardam aqueles que desejam investir em franquias de sucesso, impulsionando seus empreendimentos para novos patamares no mercado. Confira!

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Para quem o modelo de franquia é indicado?

O modelo de franquia é indicado para empreendedores em busca de um caminho estruturado no mundo dos negócios. O perfil ideal do franqueado destaca-se por características como proatividade, comprometimento e habilidades de gestão. Aqueles que valorizam uma estrutura já testada e suporte contínuo encontram nas franquias uma opção atrativa.

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O modelo é especialmente vantajoso para quem busca empreender com menor complexidade, aproveitando a experiência compartilhada e a redução de riscos. Seja para novos empreendedores ou para quem deseja diversificar seus investimentos, o modelo de franquia oferece um caminho para o sucesso empresarial.

Passo a passo para começar a sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca desejada, expresse interesse e inicie o diálogo sobre a franquia. Em seguida, realize uma análise minuciosa do negócio, pois é essencial para compreender todos os seus detalhes e oportunidades.

Como dito, a avaliação da COF é um ponto-chave, porque o documento fornece informações sobre as condições e responsabilidades do negócio. Em seguida, planejar meticulosamente as finanças é outro aspecto indispensável, garantindo que você esteja preparado para o investimento.

Negociar com a franqueadora é uma etapa estratégica, alinhando expectativas e detalhes contratuais. Finalmente, após passar por todos esses passos, você está pronto para investir na franquia e iniciar sua jornada empreendedora.

Ao longo do texto, você aprendeu por qual motivo abrir um negócio na crise e conferiu dicas para empreender e lucrar. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu próprio negócio de sucesso.

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