sexta, 17 de novembro de 2017

PUBLICIDADE
Como escolher uma franquia para investir

Como escolher uma franquia para investir

12, maio 2016

O mercado de franquias atrai inúmeros interessados em empreender. Mesmo num cenário de crise, no qual o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sofreu retração de 3,8% no ano de 2015, o franchising experimentou uma expansão de 8,3% no mesmo período, consagrando o setor como uma opção de investimento atrativa e rentável.

Contudo, é importante destacar que, como todo investimento, a aquisição de uma franquia deve ser pensada sob uma ótica racional, analisando-se as informações disponíveis no mercado para avaliar o potencial de retorno financeiro do investimento pretendido. Em que pesem fatores emocionais, tais como identificação com o produto, com a marca ou com o segmento, recomenda-se ao interessado manter-se numa posição mais objetiva para avaliação concreta dos dados do negócio.

Os primeiros dados disponíveis gratuitamente que podem ser avaliados são aqueles disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em seu site. A base de dados da instituição permite conhecer as marcas, o número de unidades em operação e, em alguns casos, o faturamento médio da rede e a taxa de retorno do investimento, considerada a quantidade de meses necessária para recuperação do capital investido. O site ainda disponibiliza pesquisa por faixas de investimento, possibilitando o direcionamento da pesquisa das franquias de acordo com o capital disponível para investir.

PUBLICIDADE

Após alinhar o valor a ser investido com as possibilidades de investimento, chega o momento de realizar os primeiros contatos com as franqueadoras selecionadas. Estes primeiros contatos servirão para obtenção de maiores informações acerca da disponibilidade de territórios dentro de sua região de interesse e demais questões que a empresa franqueadora se disponha a discutir num cenário ainda mais informal.

Evoluindo as tratativas, a franqueadora dará início aos procedimentos formais de seleção mediante a entrega ao candidato de uma Circular de Oferta de Franquia (COF), documento obrigatório por lei para fins de disponibilização de informações relevantes sobre o negócio para possibilitar a tomada de decisão do candidato quanto à aquisição ou não da franquia.

Entre as informações obrigatórias por lei, a COF deverá disponibilizar ao candidato a listagem atualizada dos franqueados ativos da rede e daqueles que se desligaram da rede nos últimos 12 meses, fornecendo os respectivos dados para contato. Eis aqui uma ferramenta de vital importância para a avaliação objetiva do negócio. Entrar em contato com franqueados atuais e ex-franqueados é um canal aberto para verificar se, na prática, os números divulgados pela franqueadora são reais, principalmente com relação a investimento inicial, faturamento médio, margem de lucro e taxa de retorno.

Racionalmente, a taxa de retorno é uma consequência lógico-matemática dos demais números, quais sejam: faturamento, margem de lucro e valor do investimento. O contato com os franqueados e ex-franqueados é de suma importância para a confirmação destes números, pois qualquer alteração pode impactar de sobremaneira o investimento pretendido. Um investimento superior ao planejado gera um capital maior a ser recuperado. Um faturamento inferior ao divulgado gera uma disponibilidade financeira menor para fins de recuperação do investimento.

Converse com quem já viveu a experiência de adquirir a franquia e ouça seus relatos. Tente falar com vários franqueados e ex-franqueados para ter maiores informações e conseguir traçar um padrão médio para a franquia, afastando de sua análise os casos extremos tanto de sucesso quanto de insucesso.

Se após estas análises racionais ainda permanecer um empate entre mais de uma franquia, então chegou a hora do emocional falar mais alto. Entre duas franquias com mesmo potencial de retorno de investimento, escolha aquela que além de convencer seu cérebro tenha também cativado seu coração. Não há nada mais motivador para um novo empreendedor que uma verdadeira conexão emocional com a marca, o produto, o mercado e/ou o público-alvo.


O conteúdo acima é de autoria de Gabriel Hernan Facal Villarreal, em caráter colaborativo, isentando o Portal TOP Franquias de quaisquer responsabilidades.


PUBLICIDADE


Copyright © TOP Franquias - 2017 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade