domingo, 23 de abril de 2017

PUBLICIDADE Especialista do Lar – Top Banner
Como transformar e formatar uma empresa em franquia

Como transformar e formatar uma empresa em franquia

1, jul 2016

Veja como transformar uma empresa em franquia. Veja o passo a passo para fazer da sua empresa uma franquia de sucesso.

Veja como transformar uma empresa em franquia de sucesso

É cada vez maior o número de empresários que buscam saber como transformar uma empresa em franquia para aproveitar o crescimento gigantesco que este segmento vem apresentando nos últimos anos.

O franchising é cada vez mais visto como uma das alternativas para a expansão de um negócio sem ter que recorrer ao investimento de capital próprio ou aos proibitivos empréstimos bancários.

PUBLICIDADE

Entre as vantagens de transformar uma empresa em franquia está a diluição do risco. Quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lojas, o risco é todo seu. Já no sistema de franquias, esse risco é dividido com os franqueados.

Veja como transformar uma empresa em franquia. Veja, em vídeo, o passo a passo para fazer da sua empresa uma franquia de sucesso.

Outra vantagem que os empresários que buscam informações sobre como transformar uma empresa em franquia estão atrás é no que diz respeito à gestão do negócio.

Quando você é diretamente responsável por todas as questões administrativas de um negócio, todas as responsabilidades recaem única e exclusivamente sobre você. No sistema de franquia, essa responsabilidade é compartilhada com os franqueados.

Para os franqueados as vantagens também são muitas. Começar um negócio do zero é muito mais difícil do que partir de um patamar pré-existente onde a experiência acumulada anteriormente pelo franqueado cria uma base que reduz sensivelmente a curva de aprendizado de qualquer negócio.

O passo a passo para transformar uma empresa em franquia

O processo de formatação de uma franquia é extenso e deve ser revestido de todo cuidado possível para que esse novo desafio se concretize.

  1. Análise da situação legal da empresa
  2. Planejamento do processo de formatação da franquia
  3. Elaboração do plano de expansão da rede
  4. Sistematização dos processos para os franqueados
  5. Elaboração dos contratos da franquia
  6. Venda da franquia
  7. Seleção dos franqueados

Além de muita pesquisa, o novo empreendedor do segmento de franquias pode também buscar suporte junto à Associação Brasileira de Franchising – ABF, que oferece apoio aos empresários através de cursos e palestras. Existe também a opção de contratação de consultorias especializadas no processo de transformação de empresas em franquias.

Examinando as questões legais

Para transformar uma empresa em franquia, antes de qualquer outra ação você deve se certificar que todas as questões legais que envolvem este processo estejam devidamente acertadas.

Uma das principais preocupações diz respeito ao registro da marca, pois para se transformar em franqueador, é necessário que você detenha a propriedade da marca, o que se dá somente se você tiver ela registrada no INPI.

Planeje a transformação da sua empresa em uma franquia

A primeira coisa a ser feita no processo de transformação de uma empresa em franquia é a elaboração de um plano de negócio detalhado sobre tudo que envolve essa transformação, principalmente os aspectos que dizem respeito ao planejamento financeiro, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado.

Neste planejamento deverá constar todas as taxas que serão praticadas, como a taxa de franquia, royalties e outras. Além disso, é preciso deixar bem claro o fluxo de caixa esperado para as franquias e o prazo de retorno do investimento inicial do franqueado.

Plano de expansão da franquia

Feito o planejamento inicial é preciso definir qual será o plano de expansão da franquia, as cidades ou regiões onde serão instaladas as franquias, principalmente no início do projeto, pois do seu sucesso depende o crescimento da rede.

Independentemente de serem unidades próprias ou de franqueados externos, as primeiras unidades abertas funcionaram como verdadeiros cartões de visita da nova franquia e serão responsáveis por disseminar o conceito na região e trazer novos investidores para o negócio.

Sistematização dos processos

Quando você pensar em como transformar uma empresa em franquia, você deverá pensar ao mesmo tempo em que tipo de vantagem o franqueado terá. A resposta é simples: Aquisição de know-how.

É justamente por essa razão que é preciso criar os manuais de operação da franquia, com detalhamento de todos os processos, indo desde a instalação até o funcionamento no dia a dia.

O franqueado busca por um negócio que ele não tenha que começar do zero, ou seja, ele conta com a experiência adquirida pelo franqueador. Para isso é necessário treiná-lo e orientá-lo de forma passar o máximo de informação possível sobre os meandros do negócio. Uma franquia, em última instância, é um processo de transferência de tecnologia.

Elaboração dos contratos

Uma das partes mais importantes da transformação de uma empresa em franquia está na elaboração dos contratos que irão reger as relações entre franqueador e franqueados. Uma franquia sem instrumentos jurídicos de controle é uma franquia destinada ao caos.

O principal documento desses contratos é a Circular de Oferta de Franquia – COF, onde deverão estar presentes informações a respeito da organização da franqueadora, da situação legal da marca, financeira da empresa, investimentos que o franqueado deverá fazer, pagamentos que deverá fazer, e outros detalhes.

Vendendo a franquia

Superadas estas etapas iniciais é hora de vender a franquia. Saber como transformas uma empresa em franquia é uma coisa, saber como oferecê-la a potenciais empreendedores é outra coisa totalmente diferente.

Os melhores canais para a divulgação da nova franquia são feiras de negócios, seminários e palestras e também os sites especializados neste segmento de econômico. Revistas especializadas como a PEGN, por exemplo, também são ótimas plataformas de divulgação.

Para vender bem, sua franquia precisa passar profissionalismo e propósito aos novos investidores. Lembre-se que este é um mercado cada vez mais competitivo e várias outras franquias estarão disputando a preferência dos novos empreendedores.

Selecionando os franqueados

Essa é a etapa mais crítica do processo. Um franqueado precisa ser muito mais do que um mero investidor, ele precisa ser um parceiro da franquia, alguém que esteja disposto a vestir a camisa da marca e crescer junto com ela.

Talvez antes mesmo de se perguntar sobre como transformar sua empresa em uma franquia o questionamento deva ser onde encontrar gente para fazer parte de uma equipe e não apenas dos lucros.

O processo de seleção de franqueados deve buscar por empreendedores com o perfil de quem incorpora o espírito do negócio, seus princípios e ideais.

Uma boa opção para quem deseja ingressar no mundo do franchising é a participação em um treinamento específico para esse propósito como o Curso Como Transformar Sua Empresa em Uma Franquia oferecido pela equipe do CPT.

Complemente essa leitura com o artigo Formatação de Franquias

Agora que você já conhece as diretrizes de como transformar uma empresa em franquia, pode começar a traçar os planos para lançar a sua empresa no lucrativo universo do franchising. Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

Veja no vídeo abaixo, feito pelo meuSucesso.com, como franquear uma empresa:



PUBLICIDADE


Avaliação

Copyright © TOP Franquias - 2017 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade