terça, 16 de outubro de 2018

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Franquias apostam no “test drive” para candidatos

8, mar 2016

Redes oferecem a oportunidades para que candidatos possam conhecer a operação da franquia na prática antes de tomar a decisão de investir

Investir em uma franquia não é coisa simples, exigindo diversos cuidados e dedicação para a escolha certeira. Pensando nisso, algumas redes passaram a apostar em estratégias que ajudam o candidato – e o franqueador – nessa tomada de decisão. Uma das iniciativas que mais têm caído no gosto dos aspirantes a franqueados é o “test drive”, que permitem uma experiência com o negócio antes mesmo da assinatura do contrato.

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Para o consultor Luis Henrique Stockler, da ba}STOCKLER, a chance de poder testar o modelo traz benefícios para ambos os lados, do franqueador e do candidato, pois cria uma triagem. “Quando uma rede aplica o test drive de forma efetiva, o franqueador consegue diagnosticar de uma maneira mais completa o perfil mais próximo do ideal da rede, errando menos na hora de sua seleção. Para o potencial franqueado, é uma ótima maneira de conhecer a fundo a rotina daquilo que pode se tornar seu dia-a-dia”, explica.

Segundo o especialista, quem tiver a oportunidade de testar uma franquia deve olhar não apenas o produto, mas se atentar na gestão do negócio em si. “Não basta apenas sonhar em estar em uma operação, é preciso se identificar com cada detalhe da operação e se identificar com aquilo”, diz.

Confira algumas redes de franquias que oferecem a possibilidade do test drive.

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Franquias apostam no “test drive” para candidatos 1) Montana Express
1) Montana Express

1) Montana Express

Desde 2014 a rede de restaurantes Montana Express, que pertence ao Grupo Halipar, oferece o test drive a interessados em adquirir uma franquia. Na oportunidade, o candidato passa por todas as funções do restaurante, desde a preparação dos pratos até a gerênciam conhecendo detalhes importantíssimos, como o timing, a gestão de pessoas, o atendimento ao cliente, a padronização dos processos e a rotina da loja.

Para a rede, o test drive proporciona selecionar perfiis mais adequados de empreendedores para o negócio e, para o franqueado, é uma experiência que contribui fortemente na decisão de seguir adiante ou não.

Uma franquia Montana Express proporciona faturamento médio de R$ 130 mil por mês e exige cerca de R$ 450 mil de investimento para iniciar uma operação.

Franquias apostam no “test drive” para candidatos 2) Dídio Pizza
2) Dídio Pizza

2) Dídio Pizza

Ao contrário do serviço prestado, que preza pela rapidez na entrega, a rede Dídio Pizza foca na expansão mais conservadora, com uma seleção mais criteriosa de seus franqueados, que pode durar um tempo razoável.

O processo para se tornar um franqueado da marca passa pelo encontro pessoal com o franqueador e preenchimento de pré-qualificação e depois pelo test drive, que consiste em um dia no qual o candidato acompanha a operação da Dídio Pizza do começo ao fim. Aliás, chegar atrasado no dia em que está agendada a experimentação do negócio já é um fator eliminatório da seleção de franqueados.

Atualmente, são 23 unidades da marca abertas. Para abrir uma Dídio Pizza, o investimento inicial gira em torno de R$ 350 mil. O negócio proporciona faturamento médio de R$ 70 mil por mês.

Franquias apostam no “test drive” para candidatos 3) Camisetas da Hora
3) Camisetas da Hora

3) Camisetas da Hora

A rede Camisetas da Hora oferece um modelo de negócio que é operado online, com foco no comércio de camisetas personalizadas. O candidato a franqueado da marca tem a oportunidade de testar a operação já no início da negociação. Mesmo antes de concluir o processo, que leva cerca de 40 dias, os interessados receber um login, com usuário e senha, que proporciona conhecer a interface do e-commerce com todo o sistema operacional, de cobrança e segurança, além de ter acesso a mais de mil modelos de camisetas para vender. A experimentação dura sete dias.

Para ser franqueado da Camisetas da Hora, é necessário arcar com a taxa de franquia de R$ 10,5 mil. O faturamento pode chegar a pouco mais de R$ 40 mil por mês.

Franquias apostam no “test drive” para candidatos 4) Hoken
4) Hoken

4) Hoken

A Hoken é uma rede de franquias de venda, locação e prestação de serviços em purificadores de água. Desde de 1997, ano em que foi fundada, oferece a possibilidade do candidato passar cerca de uma semana pelo que chamam de sistema ABC, no qual o interessado na franquia vive na prática o negócio. Com base nos seus resultados e na sua experiência no período, tem elementos para a tomada de decisão. Em paralelo, ele também é convidado a participar de um evento onde é apresentada a rotina comercial.

Uma das vantagens é que, quando há uma unidade em sua região, o candidato pode fazer o test drive em uma unidade mais próxima, não sendo necessário se deslocar por longas distâncias.

Para ser um franqueado Hoken, o investimento total é de R$ 94 mil, sendo R$ 40 mil de taxa de franquia. Segundo informações da empresa, o faturamento médio mensal é de R$ 35 mil.

Franquias apostam no “test drive” para candidatos 5) h3
5) h3

5) h3

A rede de hamburguerias gourmet h3 veio de Portugal e já está presente em quatro estados brasileiros – com 17 unidades –, mostrando que caiu no gosto do consumidor. Para agradar também aqueles que se interessaram em investir em uma franquia da marca, optou por oferecer um test drive que permite acompanhar as lojas em operação pelo tempo que o candidato achar necessário para entenderem o funcionamento do negócio. Além disso, o franqueado pode optar pela unidade na qual gostaria de fazer a experiência.

Quer investir em uma unidade h3? Para isso é preciso desembolsar a partir de R$ 650 mil. Com faturamento médio de R$ 150 mil por mês, o retorno é obtido em 36 meses.

Franquias apostam no “test drive” para candidatos 6) Gigatron
6) Gigatron

6) Gigatron

A Gigatron é uma rede de franquias de implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços. Uma das modalidades disponíveis na rede é a Software, em que o franqueado trabalha com venda de softwares ERP para micro e pequenos varejistas. Nela, o candidato pode fazer o download dos principais softwares da marca, podendo testá-los gratuitamente por até trinta dias obtendo um suporte comercial e técnico básico para colaborar com o teste.

Segundo a rede, a iniciativa tem melhorado consideravelmente na seleção dos franqueados, já que eles podem verificar se os softwares irão atender as necessidades do público que buscam.

Para ter uma franquia Gigatron, o interessado deve investir pouco mais de R$ 10 mil. A franquia pode gerar faturamento na casa dos R$ 30 mil por mês.



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