quarta, 25 de abril de 2018

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Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas

2, ago 2016

Sem registrar aumento expressivo na produção, setor tem mantido os números e demonstrado força em momento delicado da economia brasileira

Não importa a porcentagem de cacau ou a combinação de ingredientes, o fato é que o chocolate faz parte do cotidiano da vida do brasileiro. Ele agrada o paladar desde as primeiras civilizações do mundo, é uma reconhecida fonte de energia e de renda, basta puxar à mente algumas marcas famosas no mundo todo. No universo das franquias o negócio figura igualmente como um importante produto, que gera receitas muito interessantes e sempre tem demanda. De acordo com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), as indústrias produziram 128,3 mil toneladas de chocolate de janeiro a março de 2016. No mesmo período em 2015, o volume produtivo foi de 129 mil toneladas. Tais números mostram que, mesmo após períodos de quedas da economia, o setor registra estabilidade. “A atual situação do país ainda é de recessão, com crise política e econômica. A estabilidade é um passo importante para o setor diante do cenário que estamos enfrentando. A recuperação do crescimento das indústrias ainda exige muitos esforços, já que há o impacto do aumento de vários insumos e a demanda ainda está menor do que seria normal”, afirma o presidente da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

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O TOP Franquias reuniu sete redes de franquias de chocolates no mercado que visam a expansão em todo território nacional.

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Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Cacau Show
Cacau Show

Cacau Show

Com mais de 2 mil unidades, a rede de chocolates finos possui modelos de negócios variados. As tradicionais lojas, por exemplo, exigem investimento a partir de R$ 110 mil, enquanto o modelo de quiosque pode ser adquirido a partir de R$ 35 mil. Recentemente foram lançados novos formatos: o de vendas diretas, que possui investimento inicial de R$ 19 mil, e a microfranquia de gelateria, um quiosque no formato carrinho que vende chocolates, sorvetes, café e waffle, com investimento inicial de R$ 38 mil.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Fabrica Di Chocolate
Fabrica Di Chocolate

Fabrica Di Chocolate

Fundada em 2003, a marca está presente em 23 estados – em mais de 40 cidades -, tendo como carro-chefe as sobremesas artesanais a base de frutas e chocolate sem gordura hidrogenada e trans, glúten e com a opção zero açúcar. Todos os modelos de negócios são quiosques isentos de taxa de franquia. No formato Smart, voltado para supermercados e shoppings de pequeno porte, com 5 metros quadrados, o investimento é de R$ 79,9 mil. O Premium, que possui 6,5 metros quadrados e design diferenciado, o investimento é de R$ 84,9 mil. Já o Supreme, ideal para a maioria dos shoppings e centros comerciais, com 9 metros quadrados, o investimento é de R$ 99,9 mil. O lucro médio de todos os formatos fica em torno de 35% sob faturamento.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Chocolates Brasil Cacau
Chocolates Brasil Cacau

Chocolates Brasil Cacau

Com 558 lojas no Brasil, o investimento inicial de uma loja da marca é de R$ 250 mil e, para os quiosques, o valor é de R$ 150 mil. Os franqueados contam com alguns diferenciais como a isenção da taxa de marketing no primeiro ano e ausência de pagamento da taxa de renovação do contrato de franquia. A Chocolates Brasil Cacau pertence ao grupo CRM, detentor da tradicional marca Kopenhagen.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Xôk´s Chocolates
Xôk´s Chocolates

Xôk´s Chocolates

Com foco na região Sul, a Xôks oferece dois modelos de negócios: o Express e o Master. No primeiro, a unidade tem de 35 a 45 metros quadrados e funciona como chocolateria e/ou cafeteria, já na segunda opção o franqueado opera como chocolateria, gelateria e cafeteria em uma área que pode variar entre 35 e 150 metros quadrados. O investimento total varia de R$ 150 mil a R$ 300 mil, sendo que a taxa de franquia – de R$ 20 mil a R$ 35 mil – pode ter 50% de seu valor parcelado. A lucratividade das unidades está entre 12% a 15% sobre o faturamento médio.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas QOY Chocolate Experience     
QOY Chocolate Experience     

QOY Chocolate Experience     

A rede mineira atua no ramo de chocolates gourmet e conta com três modelos de negócios que variam de acordo com suas metragens e localidades de operação. O investimento médio de uma loja de rua com cafeteria, com área de 35 metros quadrados, e de uma loja de mall com cafeteria, área de 30 metros quadrados (ideal para shoppings), é de R$ 192 mil. Já o modelo quiosque de chocolate, de 8 metros quadrados, tem investimento de R$ 85 mil.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Kopenhagen
Kopenhagen

Kopenhagen

Uma das principais redes do setor, a Kopenhagen conta com dois modelos de negócios. Os interessados em adquirir uma loja fazem um investimento inicial de R$ 350 mil, em que a taxa de franquia é de R$ 45 mil. Já no modelo quiosque, o investimento é de R$ 200 mil, com taxa de franquia de R$ 30 mil. Em ambos os casos, o valor da taxa de publicidade é de até 5% sobre a reposição de estoque e o prazo de retorno varia entre 24 e 36 meses.

Franquias de chocolates apresentam estabilidade de produção e vendas Katz Chocolates
Katz Chocolates

Katz Chocolates

Com mais de 60 anos no mercado fluminense – original de Petrópolis –, a marca conta com três modelos de negócios para aqueles que querem levar o gatinho da marca para as demais regiões. No formato Quiosque – de 13 a 25 metros quadrados – a taxa de franquia é de R$ 33 mil. Já no modelo Loja, a taxa é de R$ 59 mil. Em ambos, o estoque inicial custa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil – há variação de acordo com o tamanho da unidade. Já no modelo microfranquia, Gelato Katz, a taxa é de R$ 25 mil, a montagem da Carruagem padrão, de 6 a 12 metros quadrados, custa R$ 40 mil e o estoque inicial é de R$ 15 mil.



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