quarta, 03 de junho de 2020

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Empresária paulista cria franquia de aluguéis de vestidos

Empresária paulista cria franquia de aluguéis de vestidos

28, jan 2020

De olho no aumento do número de consumidores engajados em causas ambientais, a Paetê Closet pretende expandir com modelo de franquias

Fundada no ABC Paulista em 2016, a marca de aluguéis de vestidos de festa Paetê Closet acaba de anunciar sua entrada no mercado de franquias. O negócio conta com duas unidades em operação, em Mauá e Santo André, ambas na Grande São Paulo.

A empresária Marina Guazzelli é a criadora do modelo de negócio. Para ela, o aumento do número de consumidores engajados em causas ambientais fortalece o mercado de locação de roupas.

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Um levantamento publicado pela Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado, revela que 55% dos brasileiros dá preferência para empresas que promovem ações sustentáveis. 

Criação da marca a custo zero

Uma curiosidade sobre a Paetê Closet é que Marina iniciou a marca com investimento praticamente zero. O conceito era propagar os princípios do consumo consciente sem abrir mão de um closet variado, principalmente para ocasiões especiais. Sem dinheiro para investir no novo negócio idealizado – 200 reais era o capital em mãos e que serviram para comprar cabides e araras -, a fundadora teve a ideia de juntar vestidos de amigas e colegas e começar a locá-los. Em troca, fornecia parte do valor de aluguel dos vestidos como comissão para as donas das peças. Hoje, com três anos de existência, possui um closet completamente próprio e renovado. 

O modelo da franquia

A proposta da franquia Paetê Closet passou por diversas fases de maturação até que a empresária encontrasse o plano ideal que garantisse ao franqueado todo o suporte desde o primeiro contato até as vendas. 

Segundo a empresária, o apoio se dá desde a busca pelo ponto comercial até a captação de clientes, antes mesmo da inauguração. Com a operação em andamento, a marca oferecerá supervisão diária do negócio.

“A principal ideia é que a identidade e princípios da Paetê Closet se mantenham fiéis em todas as franquias, afinal, foram esses traços que nos trouxeram onde estamos hoje. Além disso, queremos facilitar a logística de nossas clientes. Nós recebemos pessoas do litoral, do interior e de outras cidades mais distantes e, deste modo, a expansão do negócio permitirá que elas nos encontrem onde precisarem”, explica Marina.

O mercado de locação de vestimentas de festas, principalmente femininas, é bastante aquecido e pouco explorado. Com o formato, de acordo com a empresa, é possível ganhar de três formas: aluguel de vestidos in loco, locação e venda de acessórios e venda de vestidos após o ciclo de uso.

Para se tornar franqueado da marca, é necessário um investimento inicial de 190 mil reais. A empresa promete faturamento médio mensal de 35 mil reais, proporcionando retorno em cerca de 12 meses.



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